Blog

CIM atuará diretamente no Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maringá

Criado em Maringá, o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, tem a frente, lideranças do CIM – Centro de Inovação de Maringá. O objetivo do Conselho é fortalecer e ampliar a base técnico-científica do município, que é constituída também por entidades de ensino, pesquisa e prestação de serviços técnicos especializados e por unidades de produção de bens e serviços de elevado conteúdo tecnológico.

O Conselho também terá como propostas prioritárias o incentivo à inclusão social com a criação de empregos, o aumento e diversificação das atividades econômicas que tenham por base o conhecimento técnico e científico, além da fiscalização e correto uso dos recursos do Fundo Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação a ser criado. “A criação do Conselho vem sendo puxada pela lei de Inovação,  que foi implementada por uma ação protagonizada pelo CIM.

A própria lei que instituiu o Conselho foi também, por consequência, uma ação do CIM. Da construção do texto legal até a sua aprovação pela Câmara e Prefeitura”, explicou Luiz Antônio Mendonça, Membro do Conselho Fiscal do CIM.

 O Conselho será constituído por membros vinculados à administração municipal, às comunidades científica, tecnológica e de inovação, entidades empresariais e à sociedade civil organizada.

Os representantes indicados exercerão suas atividades de forma voluntária e gratuita. Dentre as indicações para a representação, está também Graciette Matioli, do Conselho Fiscal do CIM. “Na última reunião da diretoria verificamos que temos várias demandas importantes, contudo, o Regimento interno é bastante relevante e imediato. Estamos trabalhando nisso agora devido o prazo necessário para sua aprovação. Outro passo muito importante é a elaboração da Política de Ciência, tecnologia e inovação, que acredito ser primordial para o município”, comentou.