Blog

CIM faz revisão do planejamento estratégico de 2017

Na reunião com diretores e associados realizada nesta quinta-feira (24) o planejamento estratégico do Centro de Inovação de Maringá foi revisado. Esse processo acontece anualmente, para verificar de que forma os macro-objetivos estabelecidos para o CIM até 2017 podem contribuir para o crescimento e fortalecimento da entidade. O objetivo é que o CIM se torne referência em inovação no município e na região metropolitana.

Para 2017, as ações estão voltadas ao cumprimento das 12 diretrizes apontadas no Pacto pela Inovação, dentre as quais está o incentivo à criação de legislação favorável ao desenvolvimento de empresas inovadoras (em especial a Lei Municipal de Inovação) e de políticas públicas que incentivem a inovação. Também consta nas diretrizes o objetivo de promover a interação da Academia, Poder Público e Mercado, transformar a matriz econômica da cidade, para que seja baseada em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e criar/usar tecnologias que promovam o bem estar da comunidade.

Também foi aprovada a realização de outras ações que vão além dessas diretrizes, com a realização de missões de benchmarking em empresas, entidades e cidades que sirvam de cases de inovação. O objetivo é aumentar o conhecimento sobre a temática e angariar mais parceiros ao movimento e associados para a entidade.

Outro ponto de destaque na reunião foi a apresentação dos resultados das atividades do CIM em 2016, mostrando o andamento das ações planejadas e validadas em janeiro para este ano. Das 15 ações estratégicas traçadas, apenas o mapeamento de profissionais para a escrita de projetos não pôde ser desenvolvido e o Projeto Integração Tecnológica foi adiado por decisão da Incubadora Tecnológica de Maringá, em decorrência das reformas no prédio do IBC.

Além das 13 já programadas, o CIM realizou três grandes ações que surgiram por meio de demandas dos associados ou da comunidade: o evento sobre inovação com candidatos à prefeitura de Maringá, no qual eles puderam apresentar as propostas de governo para a área; o Mês da Inovação do Sebrae regional Noroeste e a Semana do Pacto pela Inovação.

Em dezembro será realizada a última reunião da diretoria neste ano, com a apresentação dos planos de ação para 2017, tendo como base as 12 diretrizes.

reuniao-do-planejamento-estrategico-2016_1