

O futuro do mundo é o mais conectado possível. E não estamos falando apenas das simples vantagens de comunicação que a internet nos oferece através de nosso PC ou celular: como está ficando bastante claro mesmo hoje, várias tecnologias que antes pareceriam saídas de um filme de ficção científica estão, nos últimos anos, tomando o mercado, como o caso da inteligência artificial, do Blockchain ou mesmo do Big Data.
Big Data: das compras online às eleições
Você já notou como as empresas hoje em dia sabem sempre oferecer experiências extremamente personalizadas para o público? Isso obviamente não é por acaso. O fato é que, para alcançar isso, companhias atualmente juntam pilhas e pilhas de dados de quem utiliza seus serviços – mas mais importante, analisa e processa isso rapidamente em informações compreensivas – para saber exatamente o que recomendar para cada um.
Engana-se quem pensa que essa precisão é reservada apenas para algo assim, no entanto. Como notado pelo MIT Technology Review, o Big Data chegou a ser usado por ninguém menos do que Barack Obama em sua campanha para a presidência norte-americana de 2012.
Os dados coletados, vale notar, foram específicos o suficiente para revelar que pessoas em específico em cada região teriam interesse em votar no ex-presidente – e o que eles gostariam de saber sobre a plataforma do político para se decidirem. Acho que não precisamos dizer que a estratégia deu muito certo.
Inteligência Artificial está presente em TUDO
Se você está ansioso para fazer sua viagem de carro sem precisar se preocupar com o trânsito, pode agradecer à IA por isso. Obviamente, a tecnologia dos carros autônomos ainda não está totalmente difundida, seja por estar limitada a um público relativamente pequeno ou por não chegar ao nível de substituir o trabalho do motorista por completo. Isso tudo, porém, é uma simples questão de tempo, e não deve demorar muito para que, eventualmente, esses veículos sejam um padrão no mercado.
Lembramos, por fim, que esse é apenas um pequeno exemplo das aplicações da IA. Que tal se ela já fosse capaz de escrever artigos científicos sozinha? Ou mesmo transformar dia em noite nas suas fotos? E que tal as assistentes pessoais que temos em nossos celulares? Pois é, não faltam aplicações impressionantes cada vez mais comuns para essa tecnologia.
Blockchain, o futuro dos bancos
Sejamos sinceros: muitos de vocês devem até pensar que “Blockchain” é algum tipo específico de criptomoeda, de tanto que esse nome e palavras como “Bitcoin” ou “Ethereum” aparecem junto dele. Mas, na verdade, trata-se do protocolo público usado para garantir que essas moedas virtuais sejam completamente descentralizadas – justamente o que as faz tão seguras e, por sua vez, tão cheias de potencial.
É claro que, com o passar dos anos, o Blockchain pode ganhar usos ainda mais engenhosos. Mas convenhamos que só o fato de ele ter sido essencial para a criação das criptomoedas já é mais do que prova de o quão importante esse protocolo se tornou para nós.
A Internet das Coisas já está aqui
Quando falamos de tecnologias como a Internet das Coisas, muitos imaginam automaticamente casas cheias de aparelhos conectados a uma só rede. As assim chamadas smart homes, porém, não são nem de longe a única aplicação do IoT: dispositivos vestíveis, por exemplo, costumam estar conectados dessa maneira justamente para utilizar a tecnologia de outros aparelhos a fim de tornar seu trabalho mais eficiente.
Se mesmo assim você ainda permanece cético quanto a esses exemplos, é só lembrar que, lá fora, já estamos um passo mais próximos de casas conectadas (e até carros conectados) à Internet das Coisas, graças a assistentes como a Alexa ou o Google Home. Resumindo: enquanto você está se preparando para ver o IoT se instalar em nossas casas, ele na verdade já o fez.
O poder das novas tecnologias em um só lugar
Viu como essas tecnologias se tornaram algo, ao mesmo tempo, extremamente comum em nossas casas e praticamente essencial para nosso dia a dia? Pois é. E o mais importante é que todas elas precisam trabalhar de maneira conjunta – afinal, de que adianta ter uma enorme quantidade de dados ou aparelhos interconectados se não há algo para processar esses dados de maneira coerente?
É aí que entra o SAP Leonardo, uma poderosa tecnologia de IA feita para trazer inovação ao mercado e ajudar empresas a se adaptarem ao mundo digital. Para isso, é claro, a ferramenta conta com um complexo sistema de análise de negócios e gestão de empresas, garantindo ainda mais chances de sucesso.
SAIBA MAIS EM : https://www.tecmundo.com.br/mercado/125195-novas-tecnologias-impactando-nosso-mundo.htm