Blog

Empresários participam do 1º Tour Tecnológico em Maringá

Nesta sexta-feira (05), foi realizado o 1º Tour Tecnológico, evento que leva empresários para conhecer os laboratórios e o que está sendo desenvolvido em termos de tecnologia nas Academias de Maringá. A primeira edição do evento foi realizada na Universidade Estadual de Maringá (UEM) e contou com representantes de grandes organizações da cidade.

A visita guiada se iniciou com um debate sobre os ativos tecnológicos da UEM e de como é necessário fazer uma “ponte” entre a academia e o mercado, gerando benefícios para ambos. “Hoje, a universidade produz inovação e as empresas também. Nós temos duas cabeceiras da mesma ponte, mas não conseguimos nos encontrar porque falta essa ligação”, comparou Luiz Lourenço, presidente da Cocamar.

O reitor da universidade, Mauro Baesso, citou alguns exemplos em que a UEM já trabalha em conjunto com o mercado na busca de inovação e excelência. Ele explicou também que o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação (Lei Federal 12.343/16) favorece essa relação mais estreita, mas ainda é preciso derrubar os vetos da presidente à lei sancionada para ter avanços ainda maiores. De acordo com a assessora especial do Núcleo de Inovação Tecnológica da universidade (NIT-UEM), é preciso, ainda, fazer várias mudanças na lei estadual, para que o marco legal possa ser efetivamente utilizado pelas universidades do Paraná. A assessora informou que a reitoria da UEM e o departamento jurídico já estão trabalhando na escrita da minuta dessa nova lei e na articulação com o governo estadual, para aprovar as mudanças.

1º Tour Tecnológico UEM

Após o debate, os empresários acompanharam a equipe da UEM para conhecer os laboratórios da universidade e o espaço que abrigará a Agência de Inovação da UEM, idealizada, entre outras razões, para atender demandas da comunidade externa, promovendo a aproximação entre todo o conhecimento produzido na UEM e o mercado, para que as pesquisas gerem valor não só acadêmico, mas social e econômico.

Para o presidente da Incubadora Tecnológica de Maringá e associado do Centro de Inovação de Maringá, Carlos Walter Martins Pedro, a possibilidade de conhecer o que é produzido na universidade é muito importante para indústria e essa abertura favorece o crescimento e a geração de inovações por meio da parceria entre as empresas e a Academia. “Mas não pode ser ‘só isso’, só essa reunião. Nós precisamos dar continuidade, com reuniões setorizadas, para que cada setor possa desenvolver projetos em conjunto com esses profissionais, pesquisadores que estão nas universidades”.

O Tour Tecnológico é uma ação proposta pelo Centro de Inovação de Maringá e a primeira edição foi desenvolvida em parceria com a Universidade Estadual de Maringá, por meio do NIT, e com a Incubadora Tecnológica de Maringá.

 

Prof. Gesil Sampaio, da Universidade Estadual de Santa Cruz, visita Maringá para falar sobre Marco Legal da CT&I

Prof. Gesil Sampaio, da Universidade Estadual de Santa Cruz, visita Maringá para falar sobre Marco Legal da CT&I

Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação

O Tour Tecnológico foi a continuação de um projeto de discussão e aplicação do Marco Legal da Ciência, Tecnologia Inovação em Maringá. Essa proposta teve início na última sexta-feira (29), com a vinda do professor Gesil Sampaio Amarante, um dos responsáveis pela elaboração do projeto de lei que se transformou na lei 13.243/2016 à Maringá. Durante a tarde ele teve uma reunião com representantes da sociedade civil organizada e das Academias de Maringá e, à noite, proferiu uma palestra aberta à comunidade para falar sobre o marco legal.

Essa nova lei visa simplificar os procedimentos de compras, contratação para atividades de Ciência, Tecnologia e Inovação, melhorar a inserção das empresas e das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) no âmbito das políticas públicas voltadas à Inovação, além de aperfeiçoar a legislação de modo a trazer segurança jurídica nos acordos entre ICTs e o empresariado.

Projeto contínuo

Ainda serão realizadas outras edições do Tour Tecnológico, tanto na UEM quanto nas outras Instituições de Ensino Superior de Maringá parceiras do CIM. Se você é empresário ou participa de entidades da sociedade civil organizada da cidade e da região e deseja participar das próximas edições, basta entrar em contato com o CIM pelo e-mail comunicacao@inovacaomaringa.org.br ou pelos nossos telefones (44) 3029-0116 e (44) 3028-4745