

A parceria estratégica fortalecerá o ecossistema de Inovação da cidade e servirá de aprendizagem para ampliar a atuação do INPI.
Alinhado com a missão do Centro de Inovação de Maringá (CIM) em ”promover meios e executar as ações que conduzam ao desenvolvimento econômico, mediante a promoção da inovação por meio da articulação e interação entre empreendedores de diversas áreas do conhecimento”, o CIM estabeleceu parceria com o Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI) para aplicar o Programa-piloto de Mentoria em Propriedade Intelectual (PMPI) com empresas locais.
O INPI é uma autarquia federal brasileira, que tem por finalidade principal executar, no âmbito nacional, as normas que regulam a Propriedade Industrial. São os responsáveis pelo registro e concessão de marcas, patentes, desenho industrial, transferência de tecnologia, indicação geográfica, programa de computador e Topografia de Circuito Integrado.
O Programa-piloto de Mentoria em Propriedade Intelectual (PMPI) é uma iniciativa que se origina do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o INPI e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII). Alinhadas com o Programa INPI Negócios, as ações de mentoria vem se juntar ao rol já conhecido de ações de disseminação da cultura da propriedade intelectual, contribuindo para resultados diretamente associados à expansão do uso do sistema como, por exemplo, o incremento no volume de patentes depositadas no país por residentes.
OBJETIVOS
O principal objetivo do PMPI consiste em fomentar a ampliação do uso do sistema de propriedade intelectual por parte das empresas mentoradas, por meio dê:
- a) Transmitir aos mentorandos as diversas modalidades de proteção que a PI oferece, evidenciando as oportunidades que cada uma delas pode representar para seu projeto ou negócio;
- b) Oferecer aos mentorandos formação complementar em PI;
- c) Orientar os mentorandos quanto ao correto emprego das normas e procedimentos formais relativos ao uso do sistema de PI;
- d) Estimular o uso de ferramentas de busca de PI;
- e) Promover a utilização dos programas de exame prioritário do INPI;
- f) Promover o uso do programa de busca e opinião preliminar do INPI;
- g) Apoiar o estabelecimento de parcerias voltadas para o desenvolvimento de novos negócios por meio do uso estratégico da PI;
- h) Propiciar ambiente de troca de experiências, informações e lições aprendidas, contribuindo para o estabelecimento de uma comunidade de mentorados.
Como funciona
O programa possui três etapas, a saber:
- Diagnóstico e Estabelecimento do Plano de Trabalho: Essa etapa tem por objetivo inicial o mapeamento do nível de utilização e compreensão do sistema de PI pelo mentorando, bem como a definição das expectativas, objetivos e metas da mentoria a ser desenvolvida. Esse processo poderá ser enriquecido por outros atores e instituições (Centro de Inovação de Maringá, por exemplo) que estejam apoiando a ação dos mentorandos. Ao final desta etapa o mentor deve ser capaz de formular um diagnóstico que fundamentará a proposição de um Plano de Trabalho. Neste instrumento estarão elencados também as atividades críticas e necessárias à implementação do Programa com vistas ao alcance dos resultados prospectados, além da definição de um cronograma de atividades.
- Desenvolvimento: Etapa caracterizada pelo desenrolar das atividades elencadas junto ao Plano de Trabalho e pelo periódico acompanhamento e atualização deste instrumento, o que ocorrerá por meio da realização de reuniões online, as quais devem ocorrer ao longo do processo de mentoria, em quantidade a ser estabelecida no Plano de Trabalho, sempre com o intuito de manter a motivação e o engajamento frente ao Programa.
- Avaliação de Resultados: Nesta última etapa mentor e mentorando devem entregar um relatório elencando os resultados alcançados e avaliando as contribuições alcançadas em razão do Programa. O grupo mentorado também poderá opinar sobre o programa e apresentar sugestões que possam torná-lo melhor. Vale mencionar que a todos os mentorados serão concedidos certificados de participação no Programa.
Como participar
Empresas interessadas em participar devem preencher o “Formulário de Interesse – PMPI”, que pode ser acessado clicando aqui.
A seleção da(s) empresa(s) será feita por um comitê interno formado por membros do Centro de Inovação de Maringá.
Obs: por ser tratar de Programa Piloto, apenas uma empresa será selecionada no primeiro momento. Porém a perspectiva é que outras empresas (que tenham manifestado interesse através do “Formulário de Interesse – PMPI”) sejam convidadas a participar do programa em breve.
Cronograma
FASES | DATA |
Lançamento do Programa em Maringá | 22.03.2021 |
Data limite para submissão do “Formulário de Interesse – PMPI” | 09.04.2021 |
Divulgação da empresa que participará do Programa | 14.04.2021 |
Início do Programa | 30.04.2021 |
Término do Programa (Data Limite) | 29.10.2021 |
Dúvidas
Para maiores informações do Programa, assista a LIVE de lançamento realizada por meio do canal de Youtube do Centro de Inovação de Maringá.
Ou também contatar através do e-mail: atendimento@inovacaomaringa.org.br .