

O Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia, lançado em dezembro de 2001, busca identificar trabalhos de inovação tecnológica no setor químico desenvolvidos por empresas e pesquisadores e promover a pesquisa e a inovação na química no Brasil.
Os trabalhos vencedores serão anunciados no Encontro Anual da Indústria Química (ENAIQ), em 2 de dezembro de 2019, no Hotel Unique, em São Paulo.
Após a inscrição, será enviada automaticamente uma mensagem com a confirmação de recebimento e número de registro.
O projeto ou o caso deverá ser apresentado seguindo o modelo anexo até 31 de outubro de 2019, devendo ser preenchido, anexado o arquivo em pdf com o projeto, limitado a cinco (5) páginas, e enviado para o e-mail premiotecnologia@abiquim.org.br.
Após a inscrição, será enviada uma mensagem com a confirmação de recebimento.
São três categorias de premiação:
Categorias
Empresas
Empresas que tenham desenvolvido no País projetos e casos de inovação tecnológica na área química que levem à modernização e a um aumento da competitividade do parque industrial brasileiro. Poderão concorrer ao Prêmio trabalhos de melhorias de processos, produtos e serviços já existentes no mercado, assim como aqueles que envolvam o desenvolvimento de processos, produtos, aplicações e serviços pioneiros.
Empresa Nascente de Base Tecnológica (Startup)
Empresas cujas estratégias empresariais e de negócios sejam sustentadas pela inovação e cujas bases técnicas de produção estejam sujeitas a mudanças frequentes, advindas da concorrência centrada em esforços continuados de pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Principais características das empresas nascentes de base tecnológica:
- Em estruturação empresarial (“quase-empresa”);
- Sem posição definida no mercado;
- Inseridas ou não em incubadoras;
- Que buscam oportunidades em nichos de mercado com produtos/serviços inovadores e de alto valor agregado.
Pesquisador
Pesquisadores que tenham desenvolvido projetos na área química com potencial de aplicação industrial.
Mais de um trabalho pode ser inscrito por participante, mas é fundamental a indicação da categoria a qual se pretende concorrer.
As pesquisas serão mantidas em sigilo até a divulgação dos resultados. As íntegras dos projetos não serão divulgadas publicamente sem a autorização da empresa ou pesquisador.
Comissão Julgadora
Formada por profissionais com destacada participação no cenário da química e inovação no País.
Sua composição será publicada no site da Abiquim após o término das inscrições. Como forma de dar transparência ao processo, representantes de empresas que estiverem concorrendo ao prêmio não podem fazer parte da Comissão julgadora.
Premiação
Os trabalhos vencedores serão divulgados no Encontro Anual da Indústria Química (ENAIQ), com o reconhecimento de sua premiação por meio da entrega de um troféu alusivo ao projeto.
Acesse o site para mais informações: https://www.abiquim.org.br/abiquim/premioKurt