Projeto Interação Academia-Mercado 2017

Sobre o projeto

O “Interação Academia-Mercado” é um projeto por meio do qual os alunos de graduação e pós-graduação desenvolvem pesquisas que podem ser aplicadas de forma prática nas empresas e entidades da sociedade civil de Maringá e Região ou mesmo para serem usadas pelo Poder Público ou para abrir um negócio próprio.

Com as ideias da Academia e o apoio do setor produtivo, da sociedade civil e do Poder Público, queremos ajudar a aumentar a competitividade das empresas de Maringá por meio da inovação, bem como a qualidade de vida em nosso município, além de qualificar os acadêmicos e dar visibilidade a eles no mercado de trabalho.

Podem participar graduandos e pós-graduandos (lato e stricto sensu); entidades da sociedade civil e o Poder Público também podem apresentar demandas; e o pagamento da bolsa de pesquisa no valor de R$4 mil será feito de acordo com as entregas feitas pelos participantes (cada projeto terá um tempo de execução definido pelo próprio bolsista, desde que não ultrapasse o prazo máximo de execução de 11 meses).

Regras do Projeto e documentação necessária

Edital_001_2017_Projeto_Interacao_Academia_Mercado_CIMEdital com as regras e informações do Projeto

Anexo IModelo de cronograma que deve ser apresentado junto à proposta de pesquisa

Anexo IIModelo de relatório do(a) orientador(a)

Anexo IIIModelo de relatório do(a) tutor(a)

Anexo IVModelo de relatório do(a) bolsista

Cronograma edital 001 -2017_atualizado – [NOVO!]

Lista_de_temas 001_2017 – Lista de temas de pesquisa  

Formulário_de_Proposta – Modelo de proposta de pesquisa para avaliação 

Formulário_de_Inscrição – Ficha com dados do acadêmico e professor que deve ser entregue junto com a proposta de pesquisa

Formulário de interesse em demandar pesquisas do Projeto Interação (empresas, entidades da sociedade civil ou Poder Público) –  Preencha o formulário se deseja patrocinar um tema de pesquisa sugerido pela sua organização

Como funciona o projeto
  1. As empresas, entidades de Maringá e região ou o Poder Público sugerem temas que gostariam que alguém pesquisasse, como soluções para um problema de cunho técnico ou tecnológico enfrentado por eles ou pela comunidade. Os proponentes, então, se comprometem a pagar o valor referente à bolsa que será repassada aos estudantes, para que desenvolvam a pesquisa dentro da temática.
  2. Os proponentes são auxiliados por uma equipe técnica para o delineamento dos problemas e oportunidades que serão apresentados aos acadêmicos.
  3. Os estudantes escolhem o tema que desejam desenvolver e enviam o projeto, indicando como pretendem realizar a pesquisa. Para isso, precisam indicar um professor orientador (que não precisa ter vínculo com a mesma instituição de ensino que o aluno), que o auxiliará durante o processo de investigação.
  4. Os projetos são avaliados por uma banca de especialistas, e os melhores dentro de cada tema recebem a bolsa para desenvolver a pesquisa.
  5. Encerrado o prazo para a execução do projeto, os alunos apresentam os resultados em um coquetel, com a presença dos patrocinadores, dos professores e da comunidade.
Avisos:

Os alunos(as) aprovados para o Ciclo 001/2017 foram:

  • Américo Leonardo de Carlos Biff

  • Janaína Ramos Ferreira

  • Maycon Vinícius de Senna Ribeiro

Parabéns aos novos bolsistas do Projeto Interação Academia-Mercado! Fiquem atentos aos emails!