Blog

Sancionada, Lei da Inovação estimula ciência e tecnologia

A Prefeitura de Maringá sanciona a Lei Municipal (nº10.407) da Ciência, Tecnologia e Inovação, de autoria do Executivo e aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores. O prefeito Ulisses Maia e o vice-prefeito Edson Scabora, assinaram o documento na manhã de hoje na sede da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), com a presença de representantes do Legislativo municipal e federal, entidades da classe empresarial e universidades.
O objetivo geral da lei é dinamizar o desenvolvimento econômico e social, bem como proporcionar maior eficiência aos serviços públicos municipais. A contrapartida das empresas é utilizar o caso de Maringá para implantar e aprimorar sua proposta de solução, tornando o seu produto vendável as demais instituições da iniciativa privada e pública.
Durante o evento de assinatura da lei, o prefeito Ulisses Maia destacou a importância da iniciativa do Centro de Inovação de Maringá (CIM) para efetivar a versão municipal da Lei da Inovação. “Esse é um dia histórico para todos, efetivando o reconhecimento, por meio da sanção dessa lei, do setor tecnológico e de inovação da nossa cidade, já muito ativo no setor empresarial e nas universidades”, disse.
Luiz Antônio Mendonça, presidente do CIM agradeceu o empenho do poder público e falou do empenho do CIM em trazer o poder público  para o ambiente da inovação. “Com um trabalho intenso, agora concretizado com a criação dessa lei, queremos que Maringá seja articuladora e potencializadora da inovação”, comentou.
A lei entra em vigor a partir da publicação no Órgão Oficial do Município. A medida seguinte é a criação e a formação do Conselho Municipal da Inovação (CMI), seguido do Fundo Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (FMI) mas, paralelamente, já será feito a publicação do edital de chamamento público para apresentação de soluções inovadoras dentro de aproximadamente 40 dias.
Segundo o diretor de inovação tecnológica da Secretaria Municipal de Inovação e Desenvolvimento Econômico (Seide), Franz Wagner Dal Belo, o edital vai detalhar os desafios de cada setor (saúde, segurança, mobilidade, educação, etc) para os interessados apresentarem soluções inovadoras.
O encontro contou com a presença de representantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), Acim, CIM, dos vereadores William Gentil, Sidnei Telles e Mário Verri, bem como os secretários municipais Francisco Favoto, de Inovação e  Desenvolvimento Econômico, Celso Saito, de Planejamento e Urbanismo, e Orlando Chiqueto, de Fazenda.
Fonte: Diretoria de Comunicação Prefeitura de Maringá