

O Hospital Municipal de Maringá (HMM) recebeu doações de máscaras de proteção e suportes de EPIs, fabricados por voluntários em impressoras 3D. Ainda que o HMM tenha equipamentos suficientes, materiais são importantes para aumentar proteção e garantir a reserva. O grupo de voluntários se reuniu para atender demandas hospitalares da rede pública e privada de Maringá e região.
Iniciativa é do SEBRAE/PR, Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia de Maringá (CMCTI) e o Centro de Inovação de Maringá (CIM). Para apoiar com doações de materiais, como filamentos 3D, folhas de acetato e elásticos, ou voluntários para montagem, distribuição ou que tenham impressoras 3D, acesse: www.makersmga.online. Hospitais e unidades de saúde podem se cadastrar usando o mesmo link.
Universidades farão exames para identificar o coronavírus
Cinco instituições estaduais de Ensino Superior do Paraná deram início nesta terça-feira (31) ao processo de credenciamento junto ao Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública (Sislab) para realização de exames para identificação do coronavírus. Juntas, as universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), do Centro-Oeste (Unicentro) e do Oeste do Paraná (Unioeste) terão capacidade instalada de avaliar até 700 amostras por dia. O número aumentaria a condição atual de processamento no Paraná em quase 120%. Hoje, o Laboratório Central do Estado (Lacen-PR) já tem capacidade de executar até 600 exames por dia – um incremento de 400% em relação ao início da pandemia. Os kits para os exames e os insumos para a extração de amostras dos materiais coletados ficariam por conta das universidades, municípios ou entidades civis.
Fontes: http://www2.maringa.pr.gov.br/site/index.php?sessao=9d63a446ab559d&id=36182
http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=106420&tit=Universidades-farao-exames-para-identificar-o-coronavirus