27.06.25
Encontro regional da Anprotec reúne mais de 100 agentes de inovação na UEM
O Encontro Regional da Anprotec realizado no câmpus sede da Universidade Estadual de Maringá (UEM), na tarde de quinta-feira (26), reuniu 116 representantes de Ambientes Promotores de Inovação (APIs) da região Noroeste do Paraná. Ao todo, participaram líderes de ecossistemas de inovação de Maringá e de outras 11 cidades da região Noroeste (Apucarana, Araruna, Campo Mourão, Cianorte, Floresta, Guairaçá, Japorã, Mandaguari, Paranavaí, São Manoel do Paraná e Umuarama). Os participantes integram incubadoras, pré-incubadoras, hubs, parques tecnológicos, centros de inovação e agências de inovação.
O evento antecede a Conferência Anprotec 2025, de âmbito nacional, que, neste ano, será realizada no Paraná, em Foz do Iguaçu, de 13 a 16 de outubro. Ele integra uma série de encontros regionais que estão sendo promovidos em seis regiões do estado pelo Sistema Estadual de Ambientes Promotores de Inovação (Separtec+) e pelo Governo do Paraná, nos meses de junho e julho. A iniciativa visa fortalecer a articulação local, ampliar a participação dos atores no evento nacional e eleger os delegados que representarão o estado na conferência.
Na abertura do encontro, o reitor da UEM, Leandro Vanalli, agradeceu a realização do evento nas dependências da universidade, bem como a ampla participação dos agentes transformadores de toda a região de Maringá. “A tecnologia e a inovação têm ganhado, cada vez mais, significado prático em favor do bem comum. É uma grande satisfação para a UEM integrar este circuito semanal dos encontros regionais da Anprotec. Participamos deste processo com o objetivo de fortalecer o ecossistema de inovação e, ao mesmo tempo, aprender com todos os envolvidos. Agradecemos a presença dos representantes de outras universidades, bem como dos órgãos estaduais e federais, e do prefeito Silvio”, afirmou Vanalli.
O prefeito de Maringá, Silvio Barros, destacou que fez questão de estar presente no evento para reafirmar a postura de incentivo maciço à inovação tecnológica e a importância da UEM no processo de inovação. Segundo Barros, a Agência Maringá de Tecnologia e Inovação (AMTECH) será transformada em uma agência de promoção e desenvolvimento tecnológico para toda a cidade. “Nosso objetivo é transformar Maringá em um laboratório de inovação urbana. Queremos fazer da cidade um espaço dedicado ao desenvolvimento de soluções inovadoras. Por isso, estamos criando estruturas que estimulem essa vocação, não apenas do ponto de vista conceitual, mas também com investimentos concretos em inovação. Desejamos que nossos empreendedores inovadores olhem para os desafios locais e nos apresentem soluções que possam ser exportadas”, frisou Barros.
A coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da UEM e presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maringá, Keila de Souza Silva, fez questão de homenagear os bolsistas do NIT e Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável (Ageuni) que estão engajados em projetos de inovação do governo do estado e da universidade. Ela destacou dois programas: o Especializa Paraná, no qual os alunos fazem curso de especialização para atuar nos municípios, orientando como implantar inovação e o programa Agente Regional de Inovação (ARI). O Especializa PR é um programa em parceira com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), e a Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços e o ARI é um programa da Seti em parceria com o Sebrae.
“Esse time aqui é fundamental. Sem ele, eu não conseguiria. Agradeço a todos os bolsistas por todo o empenho e trabalho que têm feito, por carregar o piano, fazendo acontecer”, reconheceu Silva. Ela também homenageou servidores públicos que fazem muito pela inovação, entre eles o assessor técnico em gestão da propriedade intelectual da Diretoria de Pesquisa do NIT, Ângelo Marcolino Jr., responsável pela criação do ‘Empresas DNA UEM’, projeto que fortalece o empreendedorismo que nasce dentro da universidade.
Crescimento exponencial de APIs
Segundo a integrante da comissão organizadora do evento e coordenadora de eventos da Assessoria de Comunicação da Unioeste, Rosislene Fontana, dos 380 delegados do Paraná que serão eleitos para participar da conferência nacional, 67 APIs da região noroeste serão contemplados com voucher para o evento.
O Paraná é, hoje, o estado com o maior número de Ambientes Promotores de Inovação (APIs) do país. O crescimento desse ecossistema tem sido exponencial: em 2023, eram 188 APIs; número que saltou para 302 em 2024. Neste ano, até o momento, já são 490 ambientes promotores de inovação distribuídos em 64 municípios, abrangendo todas as regiões do estado.
“Estamos em um caminho diferenciado, tanto no nosso estado quanto na região. Se olharmos para um passado recente, de 10 anos atrás, nenhum de nós estaria aqui, e contaríamos nos dedos das mãos as pessoas e entidades que estariam aqui representando algum movimento pautado na inovação. Está ocorrendo uma transformação. O futuro desejado já está acontecendo. Nós iremos mostrar o que o nosso estado tem produzido. O Sebrae tem procurado atrair e aproximar as novas tecnologias. É uma maneira de contribuirmos para que entreguemos um legado às próximas gerações, a partir dos desafios que estamos enfrentando neste momento”, afirmou Marcos Aurélio Gonçalves, do Sebrae.
Para o diretor de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG) da UEM, Marcos Bruschi, o crescimento na área de inovação se deve à interação entre a universidade, as empresas, o setor público e o terceiro setor, que, juntos, ampliam cada vez mais a inovação em tecnologia e empreendedorismo. “Formamos bons profissionais para que tenhamos um desenvolvimento regional maior, e é preciso fixá-los na região”, finaliza.
A realização dos encontros em todas as regiões do estado é da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), em parceria com o Sebrae/PR, Fundação Araucária, Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Secretaria de Estado da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA) e a Governança Estadual do Sistema Estadual de Ambientes Promotores de Inovação (Separtec+).
Conferência Anprotec 2025
A Conferência Anprotec é o principal encontro dos ambientes de inovação no Brasil, reunindo parques tecnológicos, incubadoras, aceleradoras, hubs, universidades, empresas e governos. Com o tema “Os Ambientes Promotores de Inovação, Transformando os Territórios e as Cidades”, a Conferência Anprotec 2025 chega à sua 35ª edição. Com uma programação diversa, a conferência conecta o Brasil às tendências globais de inovação, empreendedorismo e desenvolvimento tecnológico. (Com informações da Anprotec)
Mais em: https://noticias.uem.br/index.php?option=com_content&view=article&id=30364:encontro-regional-da-anprotec-reune-mais-de-100-agentes-de-inovacao-na-uem&catid=986&Itemid=211