08.08.24
Maringá é Reconhecida como 'Prefeitura Inovadora' Durante 1º Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes do Noroeste do Paraná
Maringá, 08 de Agosto de 2024.
Maringá é Reconhecida como 'Prefeitura Inovadora' Durante 1º Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes do Noroeste do Paraná
Maringá foi destaque no 1º Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes do Noroeste do Paraná, realizado na última quarta-feira, 7 de agosto. O município recebeu o prêmio 'Prefeitura Inovadora', em reconhecimento aos projetos inovadores 'Maringá Conectada' e 'ISS Tecnológico'. O evento, promovido em parceria com a Prefeitura, a Rede Cidades Digitais e a Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), reuniu gestores públicos, servidores e empresários do setor de tecnologia e inovação.
Com uma programação de nove horas e 18 atividades, o Fórum proporcionou um espaço para o compartilhamento de ideias e troca de experiências entre as cidades da região, com o objetivo de aprimorar os serviços públicos através da tecnologia da informação e comunicação. Prefeituras de Maringá, Faxinal, Apucarana, Mandaguaçu, Marialva, Sarandi e Sertanópolis apresentaram seus projetos bem-sucedidos, destacando as boas práticas que impulsionam o desenvolvimento tecnológico e econômico.
O projeto 'Maringá Conectada', que prevê a instalação de internet Wi-Fi gratuita em 500 espaços públicos do município, foi um dos destaques do reconhecimento. Na fase inicial, 120 locais receberão pontos de acesso com velocidade entre 500MB e 1GB. Já o 'ISS Tecnológico' é um programa inovador que oferece benefícios fiscais para empresas que desenvolvem projetos de inovação e pesquisa, devolvendo até 40% do Imposto Sobre Serviços (ISS) para as companhias aprovadas.
Além de Maringá, outros 14 municípios, incluindo Apucarana, Astorga, Atalaia, Cambira, Faxinal, Ivaiporã, Jardim Alegre, Lobato, Mandaguaçu, Mandaguari, Marialva, Mauá da Serra, Paiçandu e Santa Fé, também foram premiados como 'Prefeituras Inovadoras', reconhecendo suas iniciativas em prol do desenvolvimento tecnológico e da melhoria dos serviços públicos.
O evento contou com a presença de empresários da área de tecnologia e inovação, que apresentaram soluções para os desafios enfrentados pelas cidades, contribuindo para o crescimento econômico e a geração de empregos na região.