04.07.25
UEM sedia evento sobre planos para desenvolvimento regional do agro
Representantes de órgãos federais, estaduais e municipais ligados ao setor agropecuário e à inovação, agricultores, membros da comunidade acadêmica, ambientes de inovação e empresas participaram, na manhã desta quinta-feira (3), na sala dos Conselhos Superiores da Universidade Estadual de Maringá (UEM), do Encontro sobre Estratégias para o Desenvolvimento Regional do Agronegócio.
O reitor da UEM destacou o trabalho da Secretaria de Inovação e Inteligência Artificial (Seia); da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento (Seab) e do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) bem como de todos os órgãos envolvidos no projeto estadual pelo empenho em fortalecer o setor agropecuário. “Unir forças entre o agro, a inovação e as universidades fará toda a diferença. Com o esforço coletivo, o desenvolvimento chegará até a ponta, até a propriedade rural. Mais de 50% dos produtores paranaenses estão em pequenas propriedades, e a universidade, com toda a sua transversalidade de conhecimentos, pode e deve contribuir com esse processo. Vamos cumprir essa missão dada pelo nosso governador.”
Segundo a coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), Keila Silva, o principal objetivo do encontro foi reunir pesquisadores, estudantes, agricultores, representantes de instituições públicas e privadas, cooperativas, associações, universidades, ecossistemas de inovação, empresas, secretarias estaduais e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para debater ações estratégicas voltadas ao avanço do setor agropecuário regional. “O fato de o evento ter sido realizado dentro da UEM é uma oportunidade de ampliarmos as discussões sobre como o ensino, a pesquisa e a extensão podem contribuir com conhecimento para o agronegócio”, destacou Silva.
Durante o evento, o secretário da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, apresentou o detalhamento estratégico da governança do Sistema Paranaense de Inovação (SPI). Segundo ele, a proposta é estabelecer grupos de trabalho em todas as regiões do estado, reunindo os diversos setores envolvidos no SPI, como o poder público, universidades, empresas e a sociedade civil, com o objetivo de fortalecer o ecossistema de inovação, ciência e tecnologia no Paraná.
Segundo Canziani, o Paraná registrou o maior salto da região Sul no ranking nacional de inovação na última década, subindo da sexta posição, em 2014, para o terceiro lugar em 2024. O avanço consolidou o estado como uma das economias mais dinâmicas e tecnológicas do País. Com destaque no PIB paranaense, o agronegócio foi escolhido como o primeiro setor a receber atenção prioritária do SPI. “O Paraná está investindo muito em ciência, tecnologia e inovação, se comparado com outros estados. Portanto, não percam esta janela de oportunidades, pois são muitas", concluiu Canziani.
A representante do Mapa, Alana Serraglio, apresentou o Mapa Conecta, o ecossistema de inovação agropecuária criado para ampliar a conectividade no campo. Segundo ela, o Paraná foi um dos primeiros estados a assinar o protocolo de intenções com o programa, que funcionará como um guarda-chuva, reunindo esforços de empresas, startups, universidades, cooperativas e produtores rurais para impulsionar as ações. “O próximo passo é realizar um diagnóstico estadual da inovação, a fim de identificar demandas e gargalos da cadeia produtiva paranaense.”
O gerente regional do Instituto Desenvolvimento Rural (IDR-PR), em Maringá, Pedro Cécere Filho, e o chefe do Núcleo Regional da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab), Jucival Pereira de Sá, apresentaram as ações em andamento voltadas ao setor, destacaram demandas de pequenos municípios e manifestaram total apoio ao SPI.
No encerramento do evento, agricultores familiares da região de Paranacity destacaram que o diálogo entre os diversos atores envolvidos fortalece o homem do campo. Na ocasião, alguns pesquisadores da UEM também compartilharam exemplos de sucesso que demonstram como a universidade tem contribuído para o desenvolvimento da agricultura regional por meio do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação.
Mais em: https://noticias.uem.br/index.php?option=com_content&view=article&id=30390:uem-sedia-evento-sobre-estrategias-para-desenvolvimento-regional-do-agro&catid=986&Itemid=211